INSIDE OUT

Já podem consultar algumas das fotografias tiradas no dia 25 de Março, na Maia, no Inside Out em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.376159972404335.87961.311014315585568&type=1

Image

 

SOBRE O AUTOR DO PROJETO, JR

JR possui a maior galeria de arte do mundo. JR traz a arte às ruas do mundo, transformando-as na sua galeria, num trabalho que é uma mistura de arte e ação.

2000 – encontrou uma máquina fotográfica no metro de Paris,

2002 – tour europeu de Arte da Rua

2006 – “Portrait of a generation”, retratos dos “bandidos” suburbanos que ele colou, em grande formato, nos bairros burgueses de Paris.

2007 – “Face2Face” , a maior exposição de fotografia ilícita jamais realizada. JR colou enormes retratos de israelitas e palestinianos lado a lado em oito cidades israelitas e palestinianas, em ambos os lados do muro de segurança.

2008 – “Women”, um projecto internacional em que sublinha a dignidade das mulheres que são muitas vezes alvos de conflitos.

2008/2010 – Cria “Pervasive Art” que se espalha sem ser convidada nos prédios das favelas à volta de Paris, nas paredes no Médio Oriente, nas pontes partidas em África ou nas favelas do Brasil.

Após estas exibições locais, as imagens são transportadas e expostas em Londres, Nova Iorque, Berlim ou Amsterdão, onde as pessoas as interpretam à luz da sua própria experiência.

2010/2011 –  a trabalhar em 2 novos projetos: “Wrinkles of the City”, que questiona a memória de uma cidade e dos seus habitantes e “Unframed”, que reinterpreta em formatos enormes, fotografias de importantes fotógrafos, retiradas de arquivos de museus.

Fev. 2011 – Vencedor do prémio TED 2011, onde teve a possibilidade de formular um desejo para mudar o mundo. Do seu desejo, nasceu INSIDE OUT.

SOBRE O PROJETO INSIDE OUT

INSIDE OUT é um projeto de arte participativo em larga escala, que transforma mensagens de identidade pessoal em peças de trabalho artístico.
Neste projeto, todos são desafiados a utilizar retratos fotográficos a preto e branco para descobrir, revelar e partilhar histórias não contadas e imagens de pessoas em todo o mundo.

Estas imagens digitais são carregadas, feitas em cartazes e re-enviadas para o co-criador do projeto para serem exibidas na sua comunidade.

As pessoas podem participar como indivíduos ou em grupo; os cartazes podem ser colocados em qualquer lugar, desde uma imagem solitária numa janela de escritório até a uma parede de retratos num prédio abandonado ou um estádio inteiro.

Estas exibições são documentadas, arquivadas e visíveis virtualmente.

INSIDE OUT é uma colaboração entre o artista JR, o TEDPrize e os co-criadores, através dos curadores e de um conjunto de voluntários.
As acções de grupo como esta têm linhas de orientação e deverão ser focadas no poder da arte e das ideias para mudar percepções, atitudes, vidas e, em última análise, o mundo.

Já foram tirados mais de 10 000 retratos e por todo o mundo ocorrem ações, individuais ou em grupo, numa demonstração de que Inside Out tornou-se, realmente, um projeto de arte global.

Para saber mais:

www.insideoutproject.net

www.ted.com/tedprize

Anúncios